Westerley Dornellas
Westerley Dornellas é um artista mineiro multifacetado, conhecido por seu trabalho distinto que cruza os limites entre a arte e a criação de personagens para entretenimento. Com 17 anos, Westerley começou sua carreira como caracterizador de cinema trabalhando com o Diretor Helvécio Ratton e a empresa Giramundo no filme “A Dança dos Bonecos”. Westerley se muda para São Paulo em 1985 e começa trabalhar em produções cinematográficas, óperas, novelas e clips de grande sucesso em parceria com Gringo Cardia.
Seu trabalho como chefe do departamento de caracterização das novelas “Renascer”, “Rei do Gado” e “Éramos Seis”, elevou para a fama de especialista em criar personagens. Seu estilo único, que combina influências dos filmes noir, com a arte da criação de personagens e do surrealismo, criou alguns dos personagens mais icônicos cinematográficos e televisivos. O personagem Durval no ator Ari França no filme “Durval Discos” e na atriz Fernanda Montenegro como Jacutinga na primeira versão da novela “Renascer”.
Além de seu trabalho Westerley tem um carreira artística diversificada que inclui muitas premiações, entre elas a imagem de Frida Kahlo no rosto da atriz Mika Lins, os espetáculos teatrais em 2 montagens de Shakespeare: “Rei Lear” com os atores Paulo Autran e Raul Cortez.
Quem mais teria a ousadia de transformar a bela Anitta num homem careca, o galã Rodrigo Hilbert num personagem peculiarmente feio e envelhecer o astro Rodrigo Santoro com 75 anos?
A influência de Westerley na cultura da caracterização e na arte de transformar os atores é indiscutível. O Artista transcende as barreiras entre diferentes formas de mídia, indo para Dubai realizar os efeitos de maquiagem e caracterização num filme de resolução 8k criando um legado que inspira não apenas outros artistas, mas também uma vasta equipe de profissionais no audiovisual. Westerley frequentemente se destaca com sua contribuição significativa tanto para o cinema, ópera e campanhas publicitárias quanto para o campo da arte visual. A partir de sua visão artística, única e seu comprometimento em explorar novos territórios criativos, Westerley continua a ser uma figura influente e respeitada no cenário artístico.
Na publicidade se destacam ousadas caracterizações envolvendo próteses, lentes de contato e postiços para a campanha SKY: Lobisomen, Hellraiser, Minotauro e Nosferatu.
Recentemente realizou a caracterização e os efeitos de maquiagem do filme “O Clube das Mulheres de Negócios” Direção Anna Muylaert.
Prêmios
Ganhou 9 vezes o Prêmio Avon Collor de Maquiagem. Sua caracterização de monstros também mereceu um GrandPrix na publicidade. Seus efeitos especiais foram decisivos para o curta metragem “O Ramo” sair vencedor no Festival de Cannes 2007 onde Westerley fez brotar folhas na pele da protagonista.