Westerley Dornellas
40 anos em efeitos de maquiagem
Westerley Dornellas é um artista mineiro multifacetado, conhecido por seu trabalho distinto que cruza os limites entre a arte e a criação de personagens para entretenimento. Com 17 anos, Westerley começou sua carreira como caracterizador de cinema trabalhando com o Diretor Helvécio Ratton e a empresa Giramundo no filme “A Dança dos Bonecos”. Westerley se muda para São Paulo em 1985 e começa trabalhar em produções cinematográficas, óperas, novelas e clips de grande sucesso em parceria com Gringo Cardia.
Seu trabalho como chefe do departamento de caracterização das novelas “Renascer”, “Rei do Gado” e “Éramos Seis”, elevou para a fama de especialista em criar personagens. Seu estilo único, que combina influências dos filmes noir, com a arte da criação de personagens e do surrealismo, criou alguns dos personagens mais icônicos cinematográficos e televisivos. O personagem Durval no ator Ari França no filme “Durval Discos” e na atriz Fernanda Montenegro como Jacutinga na primeira versão da novela “Renascer”.
Além de seu trabalho Westerley tem um carreira artística diversificada que inclui muitas premiações, entre elas a imagem de Frida Kahlo no rosto da atriz Mika Lins, os espetáculos teatrais em 2 montagens de Shakespeare: “Rei Lear” com os atores Paulo Autran e Raul Cortez.
Quem mais teria a ousadia de transformar a bela Anitta num homem careca, o galã Rodrigo Hilbert num personagem peculiarmente feio e envelhecer o astro Rodrigo Santoro com 75 anos?
A influência de Westerley na cultura da caracterização e na arte de transformar os atores é indiscutível. O Artista transcende as barreiras entre diferentes formas de mídia, indo para Dubai realizar os efeitos de maquiagem e caracterização num filme de resolução 8k criando um legado que inspira não apenas outros artistas, mas também uma vasta equipe de profissionais no audiovisual.
Prêmios
Ganhou 9 vezes o Prêmio Avon Collor de Maquiagem. Sua caracterização de monstros também mereceu um GrandPrix na publicidade. Seus efeitos especiais foram decisivos para o curta metragem “O Ramo” sair vencedor no Festival de Cannes 2007 onde Westerley fez brotar folhas na pele da protagonista.