Westerley Dornellas

Num mundo com sede de reinvenção, Westerley se destaca como um mestre na arte de criar personagens audaciosos. Todos com a marca da sua ousadia. É um mago, um dos caracterizadores de maior prestígio. Quem mais teria a ousadia de transformar a bela Anitta num homem careca, o galã Rodrigo Hilbert num personagem peculiarmente feio ou envelhecer o astro Rodrigo Santoro com 75 anos?

Há 36 anos, esse ícone da maquiagem e dos efeitos especiais põe sua competência a serviço de  filmes publicitários, óperas, cinema e peças de teatro. Sua habilidade em concretizar sonhos e delírios publicitários, diretores, artistas e criadores inventivos tem lhe rendido inúmeros prêmios. Supervisionou equipes de maquiagem de novelas consagradas (Renascer e Rei do Gado – Globo e Éramos Seis – SBT) e espetáculos teatrais, como a montagem de “Rei Lear”, com os geniais atores Paulo Autran e Raul Cortez, ópera “A Queda da Casa Usher ” de Philip Glass. Estudou a arte de envelhecer com a maquiadora internacional Vee Neil, vencedora de três Oscars de Maquiagem. Em 2008 aprendeu técnicas de maquiagem para HD em São Francisco. Supervisionou os efeitos de maquiagem do filme “Twisted Blues”, em Dubai, nos Emirados Árabes, no formato 8K.

Recentemente realizou os efeitos de maquiagem e caracterização do filme “O clube das mulheres de negócios” Direcão Anna Muylaert com estreia no festival de Cannes 2023.

No teatro municipal de São Paulo concluiu 02 grandes óperas: Barbeiro de Sevilha e O amor das 3 laranjas com excelentes críticas na mídia. Na publicidade se destacam ousadas caracterizações envolvendo próteses, lentes de contato e postiços para a campanha SKY : Lobisomen, Hellraiser, Minotauro e Nosferatu.

Prêmios

Ganhou 9 vezes o Prêmio Avon Collor de Maquiagem. Sua caracterização de monstros também mereceu um GrandPrix na publicidade. Seus efeitos especiais foram decisivos para o curta metragem “O Ramo ” sair vencedor no Festival de Cannes 2007 onde Westerley fez brotar folhas na pele da protagonista.

Conceitos

O trabalho de Westerley tem um forte tom conceitual e uma identidade única. Seus personagens, sejam monstros ou bonecas surreais, nos transportam para universos lúdicos e fantásticos, nos fazem sonhar. A cada novo desafio, uma reinvenção; para cada loucura proposta, uma inovação.

— Jornalista e curadora: Denise Ribeiro 

Translate »